
Ipê
A "história" do ipê é uma combinação de lendas que celebram sua beleza e resistência, e sua importância histórica, cultural e ecológica no Brasil.
A origem do nome vem do tupi "ï'pé", que significa "casca dura", e a madeira é valorizada desde o período colonial para construções e para a fabricação de arcos pelos indígenas, o que lhe rendeu o nome "pau-d'arco". O ipê-amarelo foi escolhido como flor símbolo do Brasil em 1961, representando a renovação e esperança devido à sua exuberante floração no inverno.
Importância Histórica e Cultural
Uso Indígena
O nome "pau-d'arco" é uma referência ao uso da madeira do ipê pelos povos indígenas para a confecção de arcos e flechas para caça e defesa
Construção Civil
A madeira do ipê é extremamente durável e resistente à umidade e a parasitas, sendo muito usada na construção civil, especialmente para telhados de igrejas nos séculos XVII e XVIII e para pisos e móveis de alta qualidade
Simbolo Nacional
O ipê-amarelo é a flor nacional do Brasil, simbolizando a riqueza e a diversidade da flora brasileira, a renovação e a esperança.
Beleza e Resistência
Os ipês são conhecidos por sua beleza, exuberância das flores e pela resistência e durabilidade de sua madeira

A lenda do Ipê
Uma das histórias conta que, quando Deus estava reunindo as árvores para escolherem a estação do ano em que floresceriam, nenhuma queria florescer no inverno.
Uma árvore chamada Ipê, com coragem para enfrentar o frio e a seca, aceitou o desafio. Em gratidão, Deus a presenteou com a beleza de florescer em diversas cores, tornando o inverno mais alegre.
Sustentabilidade e propósito:
A Paiol utiliza apenas madeiras de manejo responsável, dando novo ciclo a troncos que carregam décadas de vida.
Mais do que mobiliário, entregamos uma forma consciente de valorizar o que a natureza cria — sem excessos, sem desperdício, com respeito e propósito.
.png)